A Cultura como Pilar da Inovação Organizacional: Insights do CEO da EvidJuri, Sthefano Cruvinel, no Jornal de Uberaba

A Cultura como Pilar da Inovação Organizacional: Insights do CEO da EvidJuri, Sthefano Cruvinel, no Jornal de Uberaba

Sthefano Cruvinel
Sthefano Cruvinel
Estruturação Corporativa
07 Jan 2025
A Cultura como Pilar da Inovação Organizacional: Insights do CEO da EvidJuri, Sthefano Cruvinel, no Jornal de Uberaba

Quando falamos sobre inovação em meio a líderes empresariais, não é surpresa que a maioria comece a pensar em Apple, Tesla ou Amazon, que, pela ordem, estão no topo do ranking das 50 empresas mais inovadoras do planeta, segundo relatório de 2023 do Boston Consulting Group (BCG), e que, aliás, são posições ocupadas frequentemente por essas empresas em todas as pesquisas envolvendo inovação.

Porém, em comparação com esses três gigantes da inovação, que estão continuamente a impulsionar o que é possível através de investimentos maciços em pesquisa e desenvolvimento, você poderá sentir que a inovação está fora do seu alcance.

Mas não é assim. Não importa o tamanho ou o setor da sua empresa, porque uma cultura de inovação cabe em qualquer ambiente organizacional, podendo ser necessária para evolução e sucesso no atual ambiente de negócios, que está em constante mudança. Percebemos essa necessidade de inovação todos os dias. A disrupção digital continua a mudar a forma como as pessoas trabalham. Os concorrentes estão constantemente em seu encalço. Os eventos nacionais e globais afetam a forma como você opera. Como diz o velho ditado, “a única constante é a mudança”.

Mas quais são os elementos da inovação organizacional?

Por experiência própria, eu identifico três elementos-chave de uma cultura de inovação dentro de uma empresa. São eles:

  • Ambiente: exige do empresário dar a permissão aos seus talentos para desafiarem suposições, criarem abertura para novas ideias e conceder a eles a liberdade de experimentar, falhar e aprender.
  • Talento: implementar programas de treinamento e desenvolvimento para inovação, definir e gerenciar objetivos de desempenho de inovação e formar equipes diversificadas.
  • Processo: considerar fontes amplas para geração de ideias e manter um processo para incubar conceitos inovadores.” No entanto, evoluir uma organização para equilibrar melhor todos esses três elementos em um ambiente operacional dinâmico é um desafio. Uma organização pode institucionalizar processos ou programas de desenvolvimento, mas ainda assim lutar para proporcionar o ambiente certo para apoiá-los. Na verdade, o fracasso no apoio à inovação decorre, na maioria das vezes, da cultura de uma organização e não de alguma verdadeira restrição operacional ou falta de recursos.

Anos atrás, a Gartner (uma das principais empresas mundiais especializadas em pesquisa e consultoria em Tecnologia da Informação) identificou, em uma de suas pesquisas sobre Inovação em Serviços, que “a maior ameaça à inovação é a política interna e uma cultura organizacional que não aceita o fracasso, não aceita ideias de fora e/ou não pode mudar”.

Existem ainda desafios de liderança a serem considerados. Ocorre que muitos líderes empresariais não reconhecem as suas próprias e inconscientes crenças e comportamentos que sufocam a segurança psicológica necessária para que a sua organização adote a inovação.

Então, por onde começar? Como você, líder, pode superar tais desafios e levar as suas organizações a uma cultura de inovação?

Em primeiro lugar, crie clareza e alinhamento em torno da inovação. Alinhar a sua equipe em torno de uma definição comum do termo “inovação” é o primeiro passo. O que é? O que não é? Como sabemos que temos sucesso? Fornecer uma estrutura e uma linguagem comuns em torno do tema e garantir que as pessoas entendam que a inovação não é simplesmente “o ato de apresentar novas ideias”.

Em segundo lugar, crie segurança psicológica. Observar honestamente como as pessoas da sua organização reagem ao fracasso pode ser um fator muito revelador quando a inovação é o objetivo. Se a cultura da sua organização culpa, envergonha e pune, as chances de as pessoas se sentirem confortáveis exibindo comportamentos que não sejam de pura conformidade são mínimas ou nulas.

Em terceiro lugar, incentive o diálogo. Uma conversa honesta e aberta só pode ocorrer quando as pessoas se sentem confortáveis para partilhar os seus verdadeiros sentimentos. Reúna as pessoas e crie espaço para que elas se olhem nos olhos e conversem sobre suas ideias. Isso irá estimular e reforçar os comportamentos necessários para evoluir em direção a uma cultura de inovação.

Em quarto lugar, desafie suas suposições. É incrível, na minha concepção, quantas pessoas operam dia após dia usando um conjunto fundamental de “regras” que, na verdade, não existem em lugar nenhum. Esse é frequentemente o caso, por exemplo, em indústrias altamente regulamentadas, onde a mentalidade regulatória se infiltra em cada decisão tomada. Os regulamentos existem por uma razão, mas não devem impedi-lo de desafiar as regras que impôs a si mesmo ao longo dos anos.

Em quinto e, por último, una a diversidade. Reunir uma força de trabalho diversificada pode realmente ampliar sua capacidade de inovar. Na verdade, a investigação sugere que ter um conjunto diversificado de experiências, perspectivas e antecedentes é crucial para a inovação e o desenvolvimento de novas ideias.

Diante disso, o meu conselho é: “Aceite o desafio”. Além das dicas acima, um líder deve tratar a causa raiz de um problema como um catalisador de oportunidades. Deve encarar suas limitações e desenvolver competência em inovação, identificando o que desconhece e o que deve mudar para permitir o sucesso da sua organização.

Fato é que a inovação não é apenas possível para a sua organização, mas também pode ser necessária se o empresário espera manter uma vantagem competitiva. Entretanto, ela só acontece quando as organizações promovem uma cultura onde as pessoas se sentem seguras para desafiar o status quo, quando o diálogo é incentivado e os líderes aceitam o desafio.

 

Fonte: Jornal de Uberaba

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