Empreendedorismo e liderança: juntos para o crescimento da sua empresa

Empreendedorismo e liderança: juntos para o crescimento da sua empresa

Sthefano Cruvinel
Sthefano Cruvinel
Empreendorismo
22 Nov 2024
Empreendedorismo e liderança: juntos para o crescimento da sua empresa

Liderança trata-se de uma vida capaz de influenciar outras. Para empreendedores, é importante conhecer e aplicar o conceito de liderança, pois é o que faz toda a diferença em um ambiente organizacional. Vale lembrar que ser chefe não é ser líder.

Muitas características diferenciam um líder de um chefe. O último, geralmente, apenas delega afazeres. O tom de autoridade além da conta que a palavra traz consigo pode desmotivar uma equipe e comprometer sua produtividade. Ele impõe, visa apenas lucros. É temido, não respeitado; trata os funcionários como subordinados, sem pensar no bem-estar coletivo; não costuma ser motivador, está sempre apontando erros, entre outras coisas.

Já um líder é aquele que conduz, que motiva, que mostra sempre o melhor caminho a ser seguido. É respeitado, não temido; sabe dividir as responsabilidades, está sempre disposto a ajudar, valoriza e descobre talentos e sabe dividir os erros e acertos, etc.

A liderança e o empreendedor

Segundo o escritor Ralph Waldo Emerson, “nosso desejo é alguém que nos inspire a ser o que sabemos que podemos ser”. É uma ideia que completa o que foi citado no início do texto, e apesar de parecer subjetiva em um primeiro momento, é possível entender que denota o que significa a liderança para um empreendedor.

A inspiração coloca na cabeça de uma pessoa a vontade de querer chegar tão perto ou ainda mais longe do que o outro. No ambiente de trabalho, o desejo de chegar longe fará a equipe ser muito mais produtiva.

A liderança, quando bem definida para todos em uma empresa, consegue trabalhar as habilidades e destacar o papel de cada um. O líder sabe dos prós e contras da sua equipe. Engana-se quem pensa que ser líder gera impacto somente no ambiente de trabalho.

O clima organizacional é o mais afetado, de maneira positiva. Ele pode ser considerado uma análise das expectativas dos funcionários que trabalham na empresa, ou seja, a qualidade do ambiente, que pode influenciar diretamente o comportamento dos trabalhadores.

Um líder não é um empreendedor, mas um empreendedor pode ser líder

Embora tenham alguns componentes em comum, os papéis desempenhados por líderes e empreendedores não são os mesmos. Empreendedor pode ser considerado o empresário que toma a iniciativa e corre riscos para ganhar dinheiro. O líder é alguém que comanda, guia e inspira outras pessoas.

A diferença aqui está no fato de que líderes podem atuar em várias áreas, como forças armadas, instituições religiosas, política etc, enquanto a atuação dos empreendedores é prioritariamente relacionada à criação e atividade de uma organização, seja ela empresa, órgão público ou organização não governamental.

Se por um lado a liderança está associada aos componentes conceituais relacionados a pessoas, o empreendedorismo está mais ligado à busca por independência por meio da exploração de oportunidades no mercado. Mesmo com essas diferenças, empreendedorismo e liderança precisam andar juntos.

Enquanto a liderança está mais diretamente associada aos componentes conceituais relacionados a pessoas, o empreendedorismo tende a estar mais ligado aos conceitos de busca por independência por meio da exploração de oportunidades de mercado. Embora possuam diferenças, empreendedorismo e liderança andam juntos.

Resumindo: o empreendedorismo não é tido como algo necessário para uma boa liderança, mas a liderança é algo imprescindível para o sucesso do empreendedor.

 

Fonte: Prime Soluções Empresariais 

 

Estamos prontos para ouvir você. Não hesite em nos contatar para qualquer dúvida, consulta ou assistência. Aguardamos sua mensagem 

Receba meus lançamentos e novidades em sua caixa de mensagens ou via whatsApp.

siga meu instagram