Já imaginou um dia sem tecnologia? Sthefano Cruvinel promove reflexão, em nova matéria ao Jornal Correio de Uberlândia

Já imaginou um dia sem tecnologia? Sthefano Cruvinel promove reflexão, em nova matéria ao Jornal Correio de Uberlândia

Sthefano Cruvinel
Sthefano Cruvinel
Novidades
23 Dez 2024
Já imaginou um dia sem tecnologia? Sthefano Cruvinel promove reflexão, em nova matéria ao Jornal Correio de Uberlândia

Um dia desses, em mais uma jornada de rotina, acordei para o trabalho despertado pelo meu celular. Levantei, fiz minha higiene pessoal incluindo uma boa ducha e, após me vestir, sentei-me à mesa para o café. Liguei a TV. pelo controle remoto para ver as primeiras notícias do dia e aproveitei também para acessar a minha agenda no meu iPhone para me atualizar dos compromissos do dia.

Antes de sair de casa, respondi e enviei algumas mensagens no WhatsApp. Com a chave presencial do carro no bolso, abri a porta, entrei, dei partida e segui em direção ao trabalho, não sem antes conectar meu Spotify à multimídia do veículo (música boa faz bem no trânsito).

No caminho, via bluetooth liguei e falei com minha secretária no escritório para adiantar o expediente. Tive que seguir com ar-condicionado, limpadores e o antiembaçante dos vidros ligados, pois, além de calor, estava chovendo,

Não sei o porquê, mas já a caminho do trabalho, após finalizar a ligação e guiado pelo Waze que ia me mostrando a melhor e menos congestionada rota, eu me pus a pensar que desde a hora que acordei até aquele momento quantas foram as tecnologias que eu havia feito o uso.

Despertador do celular e o próprio aparelho, luz e chuveiro elétricos, cafeteira elétrica, controle remoto e TV, o meu carro e todas as tecnologias embarcadas nele, internet, aplicativos, etc. Lembrei ainda do satélite que me permitiu a conexão com algumas dessas Coisas. Ou seja, era bastante tecnologia usada em pouco mais de uma hora de mais um dia de vida. É muito? Não. Olhando o mundo em que estamos vivendo tem muito mais.

Foi aí que me veio à mente uma pergunta: “Seria possível vivermos sem tecnologia, ou melhor, passar no mínimo um único dia sem ela?”

Assim, você se vestiria e iria para o seu carro que, a menos que ele fosse fabricado há mais de três décadas, não daria partida, pois, quase tudo em um carro hoje é operado por uma central eletrônica controladora (basicamente um computador de bordo). O transporte público estaria parado pelo mesmo motivo.

Mesmo que o seu carro pegasse, o trânsito seria um pesadelo com todos os semáforos apagados. Então, a alternativa seria seguir a pé ou de bicicleta para o trabalho. Ou seja, seu dia sem tecnologia não começaria bem! E, perceba você, que estamos falando apenas da não invenção dos computadores.

No século 21, uma situação como essa pode parecer assustadora. A tecnologia é tão onipresente quanto o ar que respiramos. Está em nossas casas, em nossos locais de trabalho e até em nossos bolsos. Desde o momento que acordamos até o momento que vamos dormir, estamos constantemente conectados, constantemente online e/ou dependentes de algum tipo de tecnologia.

E volto novamente com a pergunta: como seria a vida sem tecnologia, mesmo que por apenas um dia? Certo é que se considerarmos apenas a atual contemporaneidade, o papel da tecnologia em nossas vidas é
imensurável e hoje certamente indispensável... Sim, não, talvez! Reflita.

Dos smartphones aos computadores portáteis, das redes sociais aos serviços de streaming, dos motores a combustão aos elétricos, da fertilização in vitro à telemedicina e cirurgia robótica, enfim, a tecnologia tornou-se parte integrante do nosso cotidiano. É como nós comunicamos, trabalhamos, movimentamos, aprendemos e nos divertimos. É como nos mantemos conectados com pessoas, como acompanhamos as notícias e como navegamos pelo mundo. É difícil imaginar um mundo sem ela.

Eletricidade à parte, todos os aspectos da nossa vida são afetados pela tecnologia. Nosso transporte, comunicações cotidianas até o atual método de ensino são influenciados por ela. Basta pensar no como as pessoas faziam pesquisas sem a internet ou como viajavam de país em país sem carros e aviões.

Pois bem, eram indagações como essas que permearam meus pensamentos quando estava a caminho no trabalho. Confesso que, antes de chegar ao destino e já no final das minhas reflexões, ter sentido um calafrio pelo simples fato de ao menos imaginar viver um dia que fosse sem tecnologia.

É sabido que, ao longo da nossa história, o homem nunca deixou de inovar e inventar diferentes tecnologias em diferentes aspectos para a nossa vida. Das tecnologias eletrônicas às médicas, esses avanços facilitaram nossa vida e também conectaram humanidade pelos diferentes cantos do mundo.

Sem a tecnologia, doenças erradicadas como a varíola ou a gripe espanhola poderiam ainda ter sido generalizadas desde 1800. Pegar um simples resfriado pode ser fatal sem tecnologia. Sem as tecnologias de comunicação das quais a sociedade moderna depende fortemente, a vida como todos a conhecemos deixaria de existir E olha que tais comparações são apenas a ausência de algumas peças de tecnologia.

 

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

Para mais informações e se manter atualizado sobre conteúdos semelhantes, você pode entrar em contato. Além disso, siga nossas redes sociais para receber atualizações regulares e se envolver com sua comunidade online. Compartilhar ideias e discutir tópicos relevantes pode enriquecer ainda mais sua compreensão sobre tecnologia e seu impacto em nossas vidas.

Receba meus lançamentos e novidades em sua caixa de mensagens ou via whatsApp.