Como a IA Está Transformando a Ciência: Sthefano Cruvinel CEO da EvidJuri Comenta as Premiações do Nobel de 2024

Como a IA Está Transformando a Ciência: Sthefano Cruvinel CEO da EvidJuri Comenta as Premiações do Nobel de 2024

Migalhas
Migalhas
Novidades
22 Nov 2024
Como a IA Está Transformando a Ciência: Sthefano Cruvinel CEO da EvidJuri Comenta as Premiações do Nobel de 2024

Duas premiações anunciadas na última semana a respeito das entregas do Prêmio Nobel de 2024, nas áreas da Química e da Física, destacam a importância da Inteligência Artificial (IA) para o desenvolvimento e o futuro da humanidade.

O Nobel de Física, atribuído ao americano John Hopfield e ao britânico Geoffrey Hinton, premia as descobertas e invenções fundamentais que permitiram a aprendizagem de máquinas (machine learning) por meio de redes neurais artificiais. A pesquisa da dupla é da década de 1980 e pavimentou o caminho para os sistemas atuais de aprendizado profundo (deep learning).

Já o Nobel de Química foi dado aos cientistas norte-americanos David Baker e John Jumper e ao britânico Demis Hassabis pelo design computacional de proteínas e pela previsão da estrutura de proteínas. Ou seja, os cientistas utilizaram com sucesso a inteligência artificial para prever a estrutura de quase todas as proteínas conhecidas, além de aprender a dominar os blocos de construção da vida e a criar proteínas inteiramente
novas.

O reconhecimento da Real Academia Sueca de Ciências, órgão responsável pelas premiações, mostra o quão importante é o uso da inteligência artificial para aprimorar as diversas áreas do conhecimento e encontrar soluções mais rápidas, eficientes e específicas para vários tipos de situações. Por outro lado, também reascende a preocupação em relação as incertezas quanto a sua utilização e o eventual controle das máquinas. Isso porque o uso de algoritmos, especialmente no caso do aprendizado de máquinas, levanta questões éticas importantes, como segurança, privacidade e responsabilidade. Os próprios vencedores do Nobel de Física alertaram sobre a tecnologia a qual ajudaram a criar. "Nas mesmas circunstâncias, eu faria o mesmo novamente. Mas estou preocupado que a consequência geral disso possa ser sistemas mais inteligentes do que nós que eventualmente tomem o controle", disse Geoffrey Hinton à jornalistas após o anúncio.

Clique aqui pra ler a matéria completa

Quer saber mais sobre como a inteligência Artificial pode impactar o seu negócio ou a sua vida online? Entre em contato!

Receba meus lançamentos e novidades em sua caixa de mensagens ou via whatsApp.