O valor da experiência anterior do empreendedor é fundamental para o sucesso de um empreendimento? Ou vale mais a sorte? E o jovem não deve, então, correr riscos de insucesso pela sua inexperiência?
É certo que muitos negócios surgem em razão da competência desenvolvida pelo futuro empreendedor na sua experiência profissional em uma empresa e que as chances de sucesso são muito maiores se explorado com competência esse acúmulo de vivências ao longo de uma trajetória profissional de sucesso. É o que contam as histórias de vida de muitos empreendedores que abandonaram uma carreira de sucesso em uma empresa pelo sonho de ter o seu próprio negócio.
Em relação à sorte, Tony Robbins, autor do livro de sucesso mundial "O poder sem limites", afirma que o sucesso não acontece por acaso, e que a sorte não existe, o que acontece realmente é uma confluência entre oportunidades e competência, quando a oportunidade aparece, e a exploração dessa janela somente ocorre pela competência do empreendedor de identificar esse movimento e se lançar com as suas habilidades e conhecimentos adquiridos pela experiência para construir um negócio de sucesso.
Há hoje no processo do sucesso pessoal e profissional, a percepção de que as competências pessoais e individuais do profissional, trabalhando em uma empresa ou participando de um empreendimento, estão fortemente relacionadas às competências duráveis também chamadas de soft skills, aquelas que são permanentes e são definidas pelas habilidades relacionadas às emoções e ao comportamento humano. São competências que criamos a partir da nossa experiência e vivência ao lidar com o mundo à nossa volta e são exemplos: resiliência, colaboração, flexibilidade, trabalhar sob pressão, relacionamento com as outras pessoas, liderança, entre outras.
As outras competências são chamadas de competências técnicas ou hard skills e referem-se aos conhecimentos técnicos adquiridos pela experiência, pela vivência de situações do dia a dia e pela aquisição do conhecimento. São exemplos de hard skills mais procurados no mercado: análise crítica da situação, análise de mercado, tomada de decisão, vendas, conhecimento de informática, gestão de mídias sociais, desenvolvimento de negócios, finanças, desenvolvimento de softwares, entre outras.
Assim, as competências duráveis, as soft skills, são importantes porque, ao desenvolvê-las, os seres humanos adquirem capacidades permanentes para lidar com situações da forma mais acertada. Mas também é importante possuir competências técnicas ou hard skills, que, somadas às soft skills, vão garantir o sucesso de qualquer empreendimento. A diferença fundamental entre as duas é que as hard skills têm prazo de validade, porque o conhecimento e desenvolvimento de técnicas necessitam de atualização constante.
Com isso, podemos entender que os jovens, apesar de possuírem poucas competências definidas pela experiência e pelo conhecimento, podem ancorar seu processo de desenvolvimento de um empreendimento de sucesso a partir das soft skills, que podem estar em estágio de alto ou médio desenvolvimento, mas cabe também a compreensão da necessidade de rapidamente desenvolver as hard skills.
Listamos a seguir algumas dicas para o desenvolvimento das hard skills.
- Fazer um plano para o aprendizado focado nas suas necessidades atuais e não esquecer de buscar atualização constante.
- Expandir seus horizontes por meio da conversa com outros empreendedores mais experientes e adotar um mentor, alguém mais experiente que possa orientar e aconselhar nos momentos difíceis.
- Foque no seu propósito, que é o que mobiliza sua energia e suas melhores competências para o sucesso pessoal e profissional.
- Busque originalidade e inovação, reflita sobre o que pode fazer diferente alicerçado nas suas competências e habilidades, afinal você é um ser humano único e especial.
- Fuja dos impulsos, cuidado com as primeiras ideias que surgem rapidamente em sua mente, anote, mas reflita, faça um balanço das vantagens e desvantagens, do conforto que elas serão capazes de oferecer ou não, se estão relacionadas às competências que possui hoje.
- Faça simulações, teste suas ideias, desenvolva um protótipo e solicite feedback de possíveis clientes.
Fonte: Sebrae
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