A semana que marcou mais uma data para se comemorar - e renovar - a relação a dois, também me chamou a atenção para um dado, senão curioso, no mínimo para reforçar o quanto a tecnologia tem afetado nossa rotina e até mesmo aquele nosso relacionamento mais íntimo, celebrado por casais do mundo todo no 12 de junho.
Nesse sentido, podemos afirmar que o Dia dos Namorados já é, e tende a ser cada vez mais, influenciado pela Inteligência Artificial (IA)? Ao que parece, sim!
Segundo consta no Relatório de Insights sobre Segurança Cibernética 2024 da Norton, 62% dos brasileiros que utilizam aplicativos de namoro gostariam de receber ajuda da IA para encontrar sua cara metade. Isso significa que a cada dez usuários de app de relacionamento, seis estão convencidos de que a IA pode ajudá-los a encontrar um par ideal.
Ao traçar um perfil dos usuários, a pesquisa revelou ainda uma outra tendência: a de que os brasileiros estão ficando cada vez mais dependentes das ferramentas tecnológicas, até mesmo para lidar com questões pessoais. A inteligência artificial passou a ser uma ferramenta essencial não apenas de auxílio no encontro de um(a) parceiro(a), mas também para se apresentar a ele(a) da melhor maneira possível. Pelo visto, ninguém quer fazer feito na frente de um potencial pretendente. De acordo com o relatório da Norton, 69% dos usuários responderam que gostariam de ajuda tecnológica para abordar ou iniciar uma conversa com o crush. Outra abordagem mostrou que 67% pretendem recorrer à IA para dar um upgrade nas suas fotos de apresentação, mesmo percentual dos que querem ajuda tecnológica para criar o seu perfil no aplicativo. Aparência é tudo! Inclusive nos meios digitais.
Hoje, existem inúmeros aplicativos que dão uma forcinha a mais para quem está sozinho na praça. E tem para todos os gostos. Por faixa etária, preferência sexual, trisal, jovens, 50 anos acima, pais e mães solteirões e até mesmo pra quem quer pular o muro. Isso mesmo, há um app voltado às pessoas que não se importam com infidelidade e procuram alguém fora do casamento ou o inverso, uma pessoa solteira que quer se relacionar com outra casada. Bem, gosto não se discute.
E se tem muita gente buscando um match por aí, também tem muito malandro de olho nesse público. O relatório da Norton apontou um aumento de 72% nos golpes em plataformas online de relacionamento em todo o mundo desde 2023. No Brasil, 26% dos usuários de app de namoro já se envolveram em algum tipo de fraude. Desse montante, 81% foram vítimas diretas e outros 43% foram enganados por uma terceira pessoa. Os dados nos levam a um raciocínio de que, se por um lado a inteligência artificial melhora as chances de um pretendente alcançar visibilidade e despertar o interesse de outra pessoa, por outro lado também aumenta o risco de se tornar vítima de golpe à medida que a tecnologia contribui para a criação de um perfil fake ou esconder um farsante por meio de fotografias e áudios modificados.
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia
Estamos prontos para ouvir você. Não hesite em nos contatar para qualquer dúvida, consulta ou assistência. Aguardamos sua mensagem