A importância do conceito CHA

A importância do conceito CHA

Sthefano Cruvinel
Sthefano Cruvinel
Foco em resultados
03 Abr 2024
A importância do conceito CHA

A tríade composta por Conhecimento, Habilidade e Atitude nos auxilia para um maior autogerenciamento de carreiras e de projetos pessoais.

 

O conceito CHA é bastante discutido em assuntos relacionados à gestão e desenvolvimento de pessoas. Por isso, pode ser facilmente aplicado em nossas vidas para que tenhamos um desempenho melhor e desenvolvimento contínuo de competências; abrangendo o nosso know-how (saber-fazer) e buscas por aprimoramentos.

 

Entenda mais sobre o conceito.

 

Conhecimento

 

É o que você sabe. O que aprendeu na escola, na faculdade ou durante a sua vida. O conhecimento é algo extremamente mutável porque é desenvolvido continuamente. Não é necessariamente e estritamente algo técnico, já que também pode abarcar a capacidade de gerir pessoas, por exemplo.

 

Habilidade

 

É como você faz aquilo que sabe. É, basicamente, colocar em prática aquilo que se aprendeu na teoria ou observando.

 

Atitude

 

É o querer fazer aquilo que se sabe e querer desenvolver aquilo que não tem habilidade. É ser proativo a ponto de criar mecanismos para que as atitudes tragam os resultados esperados.

 

Para que as competências e capacidades a nível pessoal e profissional sejam constantemente desenvolvidas, é preciso que o CHA trabalhe em conjunto. Isto significa dizer que os três pilares que sustentam a teoria não devem ser vistos de forma separada e desconexa.

 

Juntos, a tríade nos faz refletir sobre alguns pontos:

 

• O conhecimento técnico é, sim, muito importante. Mas, a gestão de pessoas e ações perante os colegas de trabalho, por exemplo, dirão muito sobre você;

• O conceito dita como importante tanto atributos técnicos quanto os comportamentais de cada um.

 

Além disso, perante o desenvolvimento do CHA, estamos sujeitos à:

 

• Ter maior clareza em relações aos pontos de melhoria;

• Ter maior oportunidade de gerenciamento de carreira e de projetos pessoais;

• Desenvolver talentos;

• Explorar capacidades;

• Exercitar o que já foi aprendido;

• Dedicar-se às novas aprendizagens.

 

Por fim, para definição de metas e desenvolvimento pessoal e profissional, pergunte-se: já pensou o que precisa aprender, desenvolver e agir para alcançar os resultados que deseja?

 

Fonte: Centro Universitário de Viçosa

 

Estamos prontos para ouvir você. Não hesite em nos contatar para qualquer dúvida, consulta ou assistência. Aguardamos sua mensagem

Receba meus lançamentos e novidades em sua caixa de mensagens ou via whatsApp.