6 passos para expandir seu negócio

6 passos para expandir seu negócio

Sthefano Cruvinel
Sthefano Cruvinel
Negócios
28 Mai 2024
6 passos para expandir seu negócio

Chegou a hora de expandir o seu negócio? Este é um momento de muita alegria, afinal é o reconhecimento do trabalho árduo que realizou nos últimos tempos à frente da sua empresa. Mas é também hora de parcimônia, reflexão e análise, para entender quais são as melhores escolhas a fazer.

 

1. Saiba aonde quer chegar

Você consegue descobrir isso respondendo três perguntinhas simples:

 

  • onde estou?
  • para onde quero ir?
  • como chegar lá?

 

Com essas respostas, você já começou a elaborar o planejamento estratégico da sua expansão. E ele vai ser o diferencial para o sucesso do crescimento da sua empresa.

 

2. Invista em marketing

Além de ter traçado uma rota rumo ao sucesso, é importante que você consiga planejar como seu negócio vai se posicionar daqui para frente. Isso vai possibilitar, entre outras coisas, aumento de vendas, captação de novos clientes, desenvolvimento de estratégias de comunicação e o tão sonhado crescimento.

Então, entenda como preparar sua empresa para atuar no mercado e para as mudanças que estão por vir, identificando tendências e oportunidades, a fim de criar vantagens competitivas em relação aos seu concorrentes.

 

3. Incremente sua presença digital

As redes sociais são parte do dia a dia dos brasileiros. Somos o país que mais as usa na América Latina: quase 90% da população com acesso à internet utiliza YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e outros aplicativos, segundo dados da última pesquisa da Comscore, de junho de 2019.

Por isso, as redes sociais são poderosas ferramentas de comunicação para os empreendedores de pequenos negócios. Lá, você consegue ter acesso a um público muito segmentado e divulgar sua marca, potencializando seu alcance.

 

4. Aproxime-se de seus fornecedores

Todo empreendimento obtém melhores resultados quando as compras são feitas com mais qualidade, ou seja, com preços justos, prazos de pagamento adequados às necessidades do negócio e também dos clientes. E todo esse ganho, geralmente, pode ser revertido em lucratividade.

 

5. Faça um planejamento financeiro

Para expandir os negócios, você não só pode, mas também deve acessar linhas de crédito específicas tanto para o segmento em que atua quanto para a finalidade que quer alcançar com o recurso. Entenda, sempre vai existir um financiamento que combine com a sua necessidade de crescimento e possibilidade de pagamento.

 

6. Fique atento à legislação

O crescimento da empresa não se resume a ter mais lucros, uma estratégia de atuação digital ou mais clientes. Muitas vezes, a expansão significa também fazer a transição de uma categoria para outra, por exemplo, deixar de ser MEI e se tornar uma microempresa. Entenda melhor como continuar a atender às exigências burocráticas para não ter nenhuma surpresa.

Fonte: Sebrae

 

Estamos prontos para ouvir você. Não hesite em nos contatar para qualquer dúvida, consulta ou assistência. Aguardamos sua mensagem.

Receba meus lançamentos e novidades em sua caixa de mensagens ou via whatsApp.