Entender os tipos de startups é interessante, pois cada um determina uma estratégia, modelo de equipe e rentabilidade. Steve Blank, autor de diversos livros e especialista em empreendedorismo, define que há seis tipos de startups. Abaixo listamos cada uma delas.
Conheça quais são os 6 tipos de startups, segundo o especialista Steve Blank
- Small-business: este modelo nasce por meio da necessidade de sobrevivência do empreendedor. Geralmente, ele tira o investimento da sua própria economia. Mais conhecido como empreendedorismo por necessidade, o modelo é fundamental para alavancar a economia local.
- Lifestyle: o nome é dado porque os fundadores empreendem por amor e fazem dos seus negócios um estilo de vida, ou seja, eles respiram suas ideias e realmente acreditam nelas.
- Scalable: nasceram para dar certo. Seus fundadores, desde o início, desenvolvem o modelo do negócio de forma escalável. É comum sejam financiadas com capital de risco e tenham investidores.
- Social: são negócios que visam o bem-estar social. Eles têm como missão resolver algum problema para promover a igualdade em diferentes âmbitos. Um exemplo deste modelo é o Chef Refugiados que ajuda refugiados a se tornarem chefes de cozinha.
- Buyable: o objetivo delas é serem vendidas no futuro. São inovadoras e, geralmente, precisam de investimentos. São aquelas empresas que criam algo inovador e logo passam a ideia para outro dono.
- Large-company: são empresas grandes, mas que precisam, constantemente, se reinventar para não perderem competitividade. Por exemplo, nesta categoria, entram empresas, como o Google e o Facebook.
Fonte: Abertura Simples
Estamos prontos para ouvir você. Não hesite em nos contatar para qualquer dúvida, consulta ou assistência. Aguardamos sua mensagem