Quem não se prepara, não consegue sobreviver no mercado

Quem não se prepara, não consegue sobreviver no mercado

Sthefano Cruvinel
Sthefano Cruvinel
Compliance
11 Set 2023
Quem não se prepara, não consegue sobreviver no mercado

Assumir a responsabilidade sobre os negócios e ter um olhar atento a todo o processo pode fazer a diferença entre se manter ou sair de cena

Uma das seis Leis da Autorresponsabilidade, citadas no livro “O Poder da Ação”, do autor best-seller Paulo Vieira, diz o seguinte:

Se é para buscar culpados, busque soluções. Assim como na vida pessoal, no mundo dos negócios também é preciso assumir a
responsabilidade sobre os próprios atos.

Uma estatística bastante conhecida a partir de levantamento realizado pelo IBGE aponta que pelo menos 60% das empresas
brasileiras fecham as portas nos primeiros cinco anos de atividade. E o que essa margem tem a ver com a lei citada acima?
Trata-se de uma questão cultural. Boa parte dos negócios mal sucedidos é de responsabilidade dos próprios empreendedores.

Entretanto, devido a um comportamento já enraizado na nossa cultura ou um conceito pré-definido, costuma-se atribuir a culpa
à burocracia, às crises econômicas, à concorrência, enfim, a vários fatores externos. Mas, um outro dado medido pelo IBGE
mostra não tem como fugir da responsabilidade: 46% dos investidores não se prepararam para abrir o próprio negócio. Aí, vale
citar outra Lei da Autorresponsabilidade: Se for justicar seus erros, aprenda com eles.

E aí, ainda vai insistir em apontar o dedo, promover uma caça às bruxas, ou prefere arregaçar as mangas, mudar conceitos e
buscar alternativas?

Há vários motivos que podem levar uma empresa a não alcançar o sucesso desejado. Não há uma fórmula infalível ou uma
receita pronta, como uma lista de ingredientes para se fazer um bolo, a ser seguida à risca. Tudo depende do segmento que se
pretende empreender para se traçar um planejamento adequado e condizente com a realidade. Independente do caminho a
seguir, ou do porte da empresa, alguns preceitos são básicos para se iniciar um negócio com potencial de sucesso. 

Evidente que, dependendo da necessidade, a consultoria pode se limitar a uma ou mais áreas de atuação. O fato é que ter um
especialista do lado, principalmente no início da empreitada, pode fazer a diferença ao longo de uma trajetória em que as
tempestades são frequentes, mas se estiver bem orientado e com as bases sólidas, qualquer desao só tende a fortalecer a
imagem da empresa.

Estamos prontos para ouvir você. Não hesite em nos contatar para qualquer dúvida, consulta ou assistência. Aguardamos sua mensagem.

Fonte: Jornal de Uberaba

Receba meus lançamentos e novidades em sua caixa de mensagens ou via whatsApp.