O que é venture capital e como investir?

O que é venture capital e como investir?

Sthefano Cruvinel
Sthefano Cruvinel
Empreendorismo
20 Mar 2024
O que é venture capital e como investir?

O investimento em empresas não se limita a comprar ações nas Bolsas de Valores. Em vez disso, também é possível investir em negócios em outros estágios de maturidade, como por meio do venture capital.

 

Ficou interessado no assunto? A seguir, descubra o que é o venture capital e veja como investir nesse tipo de oportunidade do mercado financeiro!

 

O que é venture capital?

 

O venture capital ou capital de risco é um tipo de investimento feito em empresas que estão em estágios iniciais de desenvolvimento. No momento em que recebem os aportes, as companhias ainda não têm grande faturamento, mas podem crescer ao longo do tempo.

 

Essa modalidade é um tipo de subdivisão do private equity. Logo, ela prevê o investimento em empresas de capital fechado e que, portanto, não estão listadas na Bolsa de Valores.

 

Como investir em venture capital?

 

Para começar, verifique o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros. É necessário ter um nível de tolerância ao risco mais elevado, já que o investimento pode ser mais arriscado que a alocação em ações, por exemplo.

 

Além disso, é preciso que seus objetivos estejam alinhados ao longo prazo. Desse modo, há como manter os recursos investidos pelo tempo necessário.

 

Em seguida, é o momento de buscar oportunidades para investir. No venture capital, você pode fazer aportes diretos, como investidor-anjo ou recorrer a aceleradoras de startups, por exemplo.

 

Também é possível alocar os recursos via fundos de investimento em participação (FIP) ou outros fundos de venture capital. Assim, você pode aproveitar a praticidade de contar com uma gestão profissional.

 

Além disso, as oportunidades não se limitam ao Brasil. Nos Estados Unidos, existem milhares de pequenas empresas iniciantes com alto potencial de crescimento. Logo, você pode ampliar a diversificação e dolarizar a carteira.

 

Para tanto, basta abrir uma conta de investimentos em uma instituição dos EUA para movimentar os recursos e aproveitar as oportunidades disponíveis no mercado americano.

 

Fonte: Nomad Global

 

Estamos prontos para ouvir você. Não hesite em nos contatar para qualquer dúvida, consulta ou assistência. Aguardamos sua mensagem 

Receba meus lançamentos e novidades em sua caixa de mensagens ou via whatsApp.