Com o diagnóstico empresarial é possível ter uma visão completa do seu empreendimento, identificando falhas e oportunidades que tornam a tomada de decisões mais segura. Além disso, fornece importantes informações para que você possa criar estratégias que alavanquem a eficiência do seu negócio. Esta é uma ação que deve ser executada em todos os tipos de negócios, seja qual for o tamanho e o tempo de atuação. Isso quer dizer que até mesmo as pequenas empresas precisam, periodicamente, vivenciar o diagnóstico empresarial.
Entenda exatamente o que é o diagnóstico empresarial e como aplicá-lo na sua empresa:
O que é o diagnóstico empresarial?
É um relatório detalhado de tudo que se passa dentro da organização. Ele deve analisar os processos da empresa em todas as áreas, incluindo vendas, financeiro, marketing e gestão de pessoas.
O diagnóstico é importante para você entender os pontos de melhoria do negócio e focar naquilo que, de fato, é necessário. Ele também mostra as áreas da empresa que vão bem e não têm problemas de produtividade. Com isso, você tem mais dados para a tomada de decisão. Por isso, é muito importante que seja feito de maneira imparcial para que os resultados mostrem de fato a realidade da empresa. Ou seja, nada de ser otimista ou pessimista: é preciso ser realista.
Passo a passo do diagnóstico empresarial:
Passo 1) Coleta de informações
Você irá precisar coletar dados de todas as áreas de seu negócio. Para isso, tenha em mente os indicadores disponíveis para cada atividade desempenhada, como, por exemplo:
- Resultados financeiros
- Desempenho nas vendas
- Produtividade interna
- Satisfação dos colaboradores
- Reclamação dos clientes
Passo 2) Análise
Com os dados em mãos, é preciso se dedicar a organizar todas as informações recolhidas, colocando em planilhas e gráficos. Isso facilita identificar rapidamente os pontos fracos e fortes e, também, ajuda a comparar com resultados futuros. Por exemplo, o item “Reclamação dos clientes” deve ser desmembrado por tipo de reclamação e um gráfico deve mostrar os percentuais de cada uma delas. Desta forma, fica fácil e rápido saber que “não cumprimento do prazo de entrega” tem gerado mais reclamações do que “envio de mercadoria errada”, por exemplo.
Passo 3) Descrição dos problemas
A melhor forma de entender um problema é tentar descrevê-lo. Por isso, coloque em um documento quais as falhas encontradas. Escreva o que não está funcionando como deveria e por quê. Voltando ao exemplo do item anterior, é preciso anotar como problemas “não cumprimento do prazo de entrega” e “envio de mercadoria errada” e descrever detalhadamente por que isso está acontecendo.
Passo 4) Estratégias para resolução de falhas
Não adianta fazer um diagnóstico sem pensar em como implantar mudanças. Por isso, o quarto passo envolve desenvolver planos de ação para resolver cada um dos problemas identificados e, claro, colocá-los em prática.
A realização de um diagnóstico empresarial é de suma importância para identificar possíveis problemas na sua empresa, como gastos desnecessários, desorganização financeira, estratégias de marketing ineficientes, entre outras falhas. Com essa análise, você consegue entender melhor a sua empresa e pode fazer uma gestão estratégica que amplie o potencial do seu negócio no mercado.
Fonte: Santander
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