A Evolução das Redes Sociais ao Longo dos Anos

A Evolução das Redes Sociais ao Longo dos Anos

Sthefano Cruvinel
Sthefano Cruvinel
Tecnologia
03 Jun 2024
A Evolução das Redes Sociais ao Longo dos Anos

Pense rápido. Qual a rede social mais utilizada no Brasil? Antes de responder, vai mais uma pergunta: você sabe qual foi a primeira rede social criada? Quem pensou Instagram para a primeira pergunta, e achou que o MSN fosse a resposta da segunda, errou feio. Tudo bem, confesso que também não acertaria de primeira. Tive que fazer uma pesquisa para saber as respostas.

A curiosidade pelo assunto surgiu ao ler a notícia de que um dos programas mais antigos de bate-papo digital está com os dias contados. A partir do dia 26 de junho, o aplicativo ICQ deixará de funcionar oficialmente. Lançado em 1996 por uma empresa israelense, o ICQ chegou a ter 100 milhões de usuários, segundo comunicado da empresa ainda nos anos 1990. Com o passar dos anos e a evolução tecnológica, surgiram concorrentes mais eficientes e que despertaram maior interesse das pessoas.

Antes disso, porém, vale destacar o surgimento de duas redes mais restritas e acessadas por meios eletrônicos que deram início à interação social à distância. Ou seja, antes mesmo da internet já havia grupos de pessoas se conectando. A primeira rede social foi a BBS (Sistema de Quadros de Boletins, em tradução para o português) fundada em 1973 e necessitava que o computador estivesse conectado a uma linha telefônica. Depois veio a Quantum Link, em 1985.

Agora, respondendo a uma outra pergunta no início deste texto, oficialmente, quem detém o título de primeira rede social criada na internet é a Classmates.com, de 1995. O aplicativo tinha atuação limitada aos Estados Unidos e servia para conectar amigos de escola, universidade, trabalho e soldados das Forças Armadas. A partir daí, vieram várias outras redes que de uma maneira ou outra contribuíram para a interação social digital.

No início dos anos 2000 o Orkut foi a maior sensação entre os internautas. A rede que tinha as clássicas comunidades, histórico de visitas, depoimentos e classificação de perfil, entre outras alternativas, chegou a ter mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo e foi a mais popular no Brasil na época. Título que foi superado pouco tempo depois pelo Facebook. Hoje, quem reina absoluto no país é o WhatsApp. Isso mesmo!

Muita gente pode estar questionando se o WhatsApp é uma rede social. 93,4% das pessoas que tem acesso à internet no Brasil utilizam o aplicativo, segundo dados do site Digital 2023. Se no início o APP era um recurso de troca de mensagens, hoje é possível fazer até chamada de vídeo com várias pessoas. Atualmente, quase todo mundo está conectado. No início de 2023, o Brasil tinha 152,4 milhões de usuários de mídias sociais, o que equivale a 70,6% da população total. Considera-se mídias sociais canais de descentralização, veiculação de informações e produção de conteúdo, enquanto que as redes sociais estão ligadas diretamente a relacionamentos, seja no meio digital ou fora dele.

Sem mais delongas, vou relacionar abaixo o ranking das principais redes sociais do Brasil como forma de sanar a curiosidade e talvez provocar longos debates entre os aficionados digitais. Antes, porém, vale ressaltar que nem todas as empresas abrem totalmente os seus dados, o que dificulta uma apuração mais minuciosa sobre o número exato de usuários. Em função disso, também há diferença entre rankings dependendo das fontes apuradas. A lista abaixo leva em consideração dados de três fontes.

As 10 redes sociais mais usadas no Brasil (dados de 2023, em número de usuários):

1º - WhatsApp - 169 milhões

2º - YouTube - 142 milhões

3º - Instagram - 113 milhões

4º - Facebook - 109 milhões

5º - TikTok - 82 milhões

6º - Linkedin - 63 milhões

7º - Messenger - 62 milhões

8º - Kwai - 48 milhões

9º - Pinterest - 28 milhões

10º - Twitter (atual “X”) - 24 milhões

Agora, abaixo um pouco sobre a criação e evolução das redes sociais digitais:
- Classmates.com (1995)

- mIRC (1995)

-1CQ (1996)

- MSN (1999)

- Fotolog (2002)

- MySpace (2002)

- Flogão (2004)

- Orkut (2004)

- Facebook (2004)

- Youtube (2005)

- Twitter/X (2006)

- TumbIr (2007)

- WhatsApp (2009)

- Instagram (2010)

- TikTok (2016)

- BeReal (2020)

- Threads (2023)

E você, já conhecia todas essas redes? Como a lista é grande, considerei selecionar somente algumas das principais.

Fonte: Jornal Correio de Uberlândia

Curioso sobre as origens das redes sociais e suas evoluções? Descubra mais sobre a história por trás dos aplicativos que marcaram época e continuam transformando a nossa maneira de nos conectar digitalmente. Quer ficar por dentro de tudo? Siga nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo novo e acesse o nosso portal!

Receba meus lançamentos e novidades em sua caixa de mensagens ou via whatsApp.