Quando falamos sobre inovação em meio a líderes empresariais, não é surpresa que a maioria comece a pensar em Apple, Tesla ou Amazon, que pela ordem estão no topo do ranking das 50 empresas mais inovadoras do planeta, segundo relatório de 2023 do Boston Consulting Group (BCG) e que, aliás, são posições ocupadas recorrentemente por essas empresas em todas as pesquisas envolvendo inovação.
Porém, em comparação com esses três gigantes da inovação, que estão continuamente a impulsionar o que é possível através de investimentos maciços em pesquisa e desenvolvimento, você poderá sentir que a inovação está fora do seu alcance. Mas não é assim, não importa o tamanho ou o setor da sua empresa, porque uma cultura de inovação cabe em qualquer ambiente organizacional, podendo ser necessária para evolução e sucesso no atual ambiente de negócios que estão em constante mudança.
Percebemos essa necessidade de inovação todos os dias. À disrupção digital continua a mudar a forma como as pessoas trabalham. Os concorrentes estão constantemente em seu encalço. Os eventos nacionais e globais afetam a forma como você opera. Como diz o velho ditado, “a única constante é a mudança”.
Mais quais são os elementos da inovação organizacional? Por experiência própria, eu identifico três elementos-chave de uma cultura de inovação dentro de uma empresa, são eles:
- Ambiente: exige do empresário dar a permissão aos seus talentos para desafiarem suposições, criarem abertura para novas ideias e conceder a eles a liberdade de experimentar, falhar e aprender.
- Talento: implementar programas de treinamento e desenvolvimento para inovação, definir e gerenciar objetivos de desempenho de inovação e formar equipes diversificadas.
- Processo: considerar fontes amplas para geração de ideias e manter um processo para incubar conceitos inovadores.
No entanto, evoluir uma organização para equilibrar melhor todos esses três elementos em um ambiente operacional dinâmico é um desafio. Uma organização pode institucionalizar processos ou programas de desenvolvimento, mas ainda assim lutar para proporcionar o ambiente certo para apoiá-los.
Na verdade, o fracasso no apoio à inovação decorre, na maioria das vezes, da cultura de uma organização e não de alguma verdadeira restrição operacional ou falta de recursos. Anos atrás, a Gartner (uma das principais empresas mundiais especializadas em pesquisa e consultoria em Tecnologia da Informação) identificou em uma de suas pesquisas, sobre Inovação em Serviços, que “a maior ameaça à inovação é a política interna e uma cultura organizacional que não aceita o fracasso, não aceita ideias de fora e/ou não pode mudar”.
Existem ainda desafios de liderança a serem considerados. Ocorre que muitos líderes empresariais não reconhecem as suas próprias e inconscientes crenças e comportamentos que sufocam a segurança psicológica necessária para que a sua organização adote a inovação. Então, por onde começar? Como você, líder, pode superar tais desafios e levar as suas organizações a uma cultura de inovação?
Em primeiro lugar, crie clareza e alinhamento em torno da inovação. Alinhar a sua equipe em tomo de uma definição comum do termo “inovação” é o primeiro passo. O que é? O que não é? Como sabemos que temos Sucesso? Fornecer uma estrutura e uma linguagem comuns em torno do tema e garantir que as pessoas entendam que a inovação não é simplesmente “o ato de apresentar novas ideias”.
Fonte: Jornal de Uberaba
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