2FA versus MFA: qual é a diferença?

2FA versus MFA: qual é a diferença?

Sthefano Cruvinel
Sthefano Cruvinel
Segurança
14 Ago 2024
2FA versus MFA: qual é a diferença?

A principal diferença entre a 2FA e a MFA é que a primeira exige que você use um método de autenticação além do seu nome de usuário e senha, enquanto a segunda exige um ou mais métodos de autenticação adicionais ao seu nome de usuário e senha.

Continue lendo para saber mais sobre a 2FA e a MFA e como elas diferem umas das outras.

O que é autenticação?

Em termos simples, a autenticação é o processo de verificar sua identidade para acessar redes, contas ou sistemas. Por exemplo, toda vez que você insere sua senha de uma conta, você está autenticando se é a pessoa que possui a conta.

A autenticação de contas com apenas uma senha se tornou menos segura, pois os cibercriminosos melhoraram em obter acesso a contas por meio de ataques de senhas. A maioria das pessoas não usa senhas fortes e exclusivas para cada uma de suas contas, o que as coloca em um risco maior de ter suas contas comprometidas.

Em essência, quanto mais autenticação necessária para acessar uma conta ou sistema, mais segura será a conta ou sistema. Isso significa que, se você estiver inserindo apenas um nome de usuário e senha de uma conta, sua conta não estará tão segura quanto você pensa.

Qual é a diferença entre a 2FA e a MFA?

Antes de falar sobre as diferenças entre a 2FA e a MFA, vamos primeiro examinar as definições de cada uma.

O que é a 2FA?

A autenticação de dois fatores (2FA) é uma forma de autenticação que requer apenas dois fatores de autenticação. O primeiro fator é seu nome de usuário e senha, e o segundo fator é outro método que você escolhe.

O que é MFA?

A autenticação multifator (MFA) é uma forma de autenticação que requer um ou mais fatores de autenticação adicionais. O primeiro fator é seu nome de usuário e senha, e os outros fatores são os que você escolhe.

O que torna a 2FA e a MFA diferentes é que a MFA pode ser usada como um termo genérico para a 2FA, mas dizer a “2FA é um termo genérico para a MFA” seria incorreto. Em outras palavras, toda a 2FA é MFA, mas nem toda a MFA é 2FA.

Para entender a diferença entre a MFA e a 2FA, você precisa saber os quatro tipos diferentes de autenticação, os quais são:

  • Algo que você sabe: senha, PIN ou pergunta de segurança.
  • Something you have: Physical token or virtual token such as a One-Time Password (OTP) or Time-Based One-Time Password (TOTP).
  • Algo que você é: dados biométricos, como o Face ID.
  • Algum lugar você está: aplicativos e serviços acessíveis apenas aos usuários em uma localização geográfica específica.

Outra diferença entre a MFA e a 2FA é que a MFA exige pelo menos dois dos diferentes tipos de autenticação listados acima, enquanto com a 2FA você pode usar o mesmo método para o segundo fator. Por exemplo, com a 2FA, você pode usar duas coisas que sabe, como seu nome de usuário e senha, além de um PIN.

Fonte: Keeper Security

Estamos prontos para ouvir você. Não hesite em nos contatar para qualquer dúvida, consulta ou assistência. Aguardamos sua mensagem

Receba meus lançamentos e novidades em sua caixa de mensagens ou via whatsApp.